O que é Kefir

Kefir é uma bebida fermentada, probiótica e funcional.
O significado do nome dele já diz tudo, ‘’sentir-se bem, vida saudável’’.
Probióticos são organismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas,conferem benefício à saúde do hospedeiro”*.
A bebida é produzida pela ação dos microorganismos de uma matriz simbiótica de polissacarídeos e proteínas, chamados de grãos de kefir.
A ação natural das leveduras e Lactobacillus tornam o Kefiran ( líquido final da fermentação do kefir), levemente frisante e rico em vitaminas do complexo B ( B1, B2, B6, B12, vitamina C, vitamina E, vitamina A).
As propriedades do kefir são antimicrobiana ( evita colonização intestinal por flora patogênica), anti-inflamatória e antialérgica. Contribui ativamente contra bactérias Gram-Positivas e Gram-Negativas.
Antidepressivo natural devido a presença de aminoácidos como o triptofano, precursor da serotonina, contribuindo positivamente para o bem estar geral. O equilíbrio gastrointestinal melhora a saúde global do indivíduo ( microbiota), aumentando a serotonina e imunidade.
Tem sido utilizada para controle de várias doenças em muitos países como Japão, Estados Unidos e Rússia por seu poder terapêutico e aspectos funcionais.

Saúde!

*(Organização Mundial de Saúde/ FAO/WHO, 2001)